Escolas de Poá (SP) retomam aulas presenciais com carga completa, após período com horário reduzido

As escolas de Poá voltaram a receber alunos da rede municipal para às aulas presenciais sem horário reduzidos, na quinta-feira (17), Segundo Administração municipal. Os estudantes ficaram 10 dias como aulas com horário reduzido por problemas na contratação de merendeiras.

De acordo com a Prefeitura, o contrato com a empresa prestadora das merendeiras, foi assinado na última Terça-feira (15). Essa será a primeira vez que os alunos voltam com carga completa nesse ano de 2022.

A Secretaria de Educação afirmou que esse período de redução da carga horário não prejudicou os alunos e nem as aulas. No entanto, os pais dos alunos comunicaram que enfrentam diversas dificuldades para implementar uma rotina e dizem que temem pelo aprendizado das crianças.

Veja:

Ontem segunda-feira (14) completou um semana que parte dos alunos da rede municipal de Poá estão com horário reduzidos por falta de merenda escolar no município. De acordo com informações da administração pública municipal, isso está ocorrendo após um problema jurídico no edital de contratação de fornecedor nestas unidades escolares

Para entender o lado técnico da história, o pregão eletrônico foi aberto no sistema do governo no dia 6 de janeiro, às 14h00. O valor total da licitação é de R$8,6 milhões e as ofertas das empresas não poderiam ultrapassar o teto.

Segundo o edital, a abertura das propostas aconteceria no dia 20 de janeiro às 10h. Veja como foram os lances das empresas:

  • A Konserv Sistema de Serviços apresentou o valor de R$9.799.990,20;
  • A Spiral – Licitações & Contratos e a Ian Transportes e Serviços cerca de R$8.634.000,00;
  • A RBX Alimentação e Serviços apresentou R$4.830.040,68;
  • A Paineiras Limpeza e Serviço pediu R$6499.000,00;
  • Soluções Serviços Terceirizados R$5.020.000,00;
  • Convida Refeições R$4.980.000,00;
  • Horto Central Marataizes R$4.818.000,00;
  • Star Nutri Serviços R$4.744.999,99;

Mesmo com os valores dentro do teto do edital, as ofertas feitas pelas empresas: Soluções Serviços, Convida Refeições, RBX Alimentos, Horto Central, GEF Serviços e Star Nutri foram negadas pelo leiloeiro da Prefeitura, que justifica cada decisão com um item do edital.

Destes Fornecedores, um desistiu e três entraram com recurso. As empresas questionam o motivo da desclassificação do pregão pelo leiloeiro da Prefeitura.

A Prefeitura disse que os relatos feitos pelos fornecedores estão análise.

Em nota, a Prefeitura disse ainda que a empresa Soluções Serviços Terceirizados foi declarada provisoriamente vencedora, demonstrando a sua regularidade e, inclusive, por ter apresentado o menor preço.

A administração municipal diz que o processo segue em curso, mediante o fato da empresa recorrente ter sido declarada, provisoriamente, vencedora.

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