A popularidade dos carros elétricos e híbridos vem crescendo e atraindo cada vez mais atenção. Com diversos benefícios, como sustentabilidade, baixo nível de ruído, menor custo de manutenção e a permissão para circular em dias de rodízio em São Paulo, esses veículos estão conquistando espaço nas ruas e no mercado.
Além disso, eles incorporam tecnologia avançada e oferecem status para quem busca inovação na mobilidade.
Especialistas do setor automotivo afirmam que a escolha do carro ideal depende das necessidades individuais de cada motorista.
Com diferentes opções no mercado, como híbridos leves, convencionais e plug-in, além dos elétricos a bateria, a decisão entre um modelo híbrido ou elétrico envolve fatores como orçamento, estilo de vida e preferências pessoais.
Vantagens e Desvantagens dos Veículos Elétricos e Híbridos
Antes de decidir, é essencial entender o funcionamento de cada tipo. Os veículos híbridos, por exemplo, são divididos em três categorias:
- Híbridos Leves (MHEV) – utilizam um sistema elétrico auxiliar.
- Híbridos Convencionais (HEV) – têm um motor elétrico que trabalha em conjunto com o motor a combustão.
- Híbridos Plug-in (PHEV) – podem ser recarregados em tomadas.
Já os veículos elétricos movidos a bateria (EV) são os mais comuns no Brasil e funcionam apenas com energia elétrica.
Tipos de Carros Eletrificados
1. Híbridos Leves (MHEV) Os híbridos leves, também chamados de “mild” ou micro-híbridos, possuem um sistema elétrico de 12 ou 48 Volts que auxilia o motor a combustão, oferecendo economia de combustível entre 5% e 15% e redução de até 60% nas emissões de óxidos de nitrogênio. Esse sistema não é suficiente para mover o carro sozinho.
- Exemplos: Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid, Kia Stonic, Mercedes-Benz Classe A, Audi A3, BMW X7, Land Rover Discovery.
2. Híbridos Convencionais (HEV) Os híbridos convencionais combinam motor a combustão e motor elétrico, permitindo que o carro rode em modo elétrico em baixa velocidade, ideal para percursos curtos. Suas baterias são recarregadas durante as frenagens, proporcionando excelente eficiência de combustível, com modelos que chegam a fazer até 20 km/l.
- Exemplos: Ford Maverick, Honda Civic, Toyota Corolla Cross, Hyundai Kona.
3. Híbridos Plug-in (PHEV) Estes modelos são equipados com baterias maiores, que podem ser recarregadas em tomadas e permitem uma autonomia maior no modo elétrico, chegando a rodar até 100 km sem combustível. No entanto, o custo de aquisição é mais alto devido à sua tecnologia avançada e maior capacidade de bateria.
- Exemplos: Audi Q5, BMW X5, Jeep Compass 4xe, Porsche Panamera, Volvo XC60.
4. Elétricos a Bateria (EV) Os veículos 100% elétricos são considerados os mais avançados em termos de eficiência e sustentabilidade, pois não emitem poluentes. Esses carros oferecem torque imediato, uma condução silenciosa e possuem menos peças móveis, o que facilita a manutenção. No entanto, a necessidade de pontos de recarga pode ser um desafio, principalmente para quem não possui um carregador em casa.
- Vantagens: custo de recarga mais baixo e alta eficiência.
- Desafios: necessidade de infraestrutura de carregamento.
Qual é a Melhor Opção para o Brasil?
Para Milad Kalume Neto, consultor do mercado automotivo, os veículos híbridos são, no momento, a escolha mais prática para o Brasil, considerando a infraestrutura limitada para carregamento de elétricos.
Luca Cafici, CEO da InstaCarro, também aponta que ainda há poucos pontos de recarga em locais de trabalho e edifícios antigos, dificultando o uso diário dos veículos elétricos para muitos motoristas.
Para aqueles que priorizam a inovação, dirigem principalmente em áreas urbanas e têm fácil acesso a estações de recarga, os carros elétricos podem ser uma excelente escolha, com modelos no mercado a partir de R$ 100 mil e um número crescente de seminovos disponíveis.
Conclusão
A decisão entre um carro híbrido ou elétrico deve levar em conta fatores como estilo de vida, infraestrutura de carregamento e preferência por autonomia ou sustentabilidade.
Ambos oferecem vantagens e podem atender a diferentes perfis de motorista, dependendo das necessidades e das condições de uso.