Vacina Oxford Covid estimula resposta imunológica em jovens, idosos: AstraZeneca

Os ensaios clínicos para a Universidade de Oxford e a vacina contra o coronavírus ‘Covishield’ da AstraZeneca estão em andamento nos EUA, Reino Unido, Brasil, África do Sul e Japão.

Avacina candidata Covid-19 de Oxford estimula uma resposta imunológica em adultos jovens e idosos, disse a AstraZeneca Plc na segunda-feira. A farmacêutica anglo-sueca está colaborando com a Universidade de Oxford para a fabricação de sua vacina ChAdOx1 para coronavírus.

No início de 22 de outubro, os testes clínicos para a vacina Covid-19 da Universidade de Oxford, ‘Covishield’, foram retomados globalmente após uma “pausa voluntária”. Os ensaios clínicos para a vacina candidata estão em andamento nos EUA, Reino Unido, Brasil, África do Sul e Japão.

“É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens e que a reatogenicidade foi menor em adultos mais velhos, onde a gravidade da doença COVID-19 é maior”, disse um porta-voz da AstraZeneca à Reuters na segunda-feira.

Vacina Oxford Covid estimulando resposta imunológica em jovens, idosos: AstraZeneca

Referindo-se ao nome técnico da vacina candidata Covid-19 da Universidade de Oxford , o porta-voz acrescentou: “Os resultados constroem ainda mais o corpo de evidências para a segurança e imunogenicidade do AZD1222.”

Este desenvolvimento está sendo bem recebido pela comunidade científica, uma vez que significaria que a vacina candidata é capaz de invocar uma resposta semelhante em jovens e idosos. A imunidade das pessoas enfraquece com a idade, e é por isso que a vacina que induz uma resposta imunológica em receptores mais velhos está sendo considerada um sinal positivo.

A Universidade de Oxford começou a trabalhar em ‘Covishield’ em janeiro deste ano. Também conhecida como ‘AZD1222’ ou ‘ChAdOx1 nCoV-19’, a candidata é uma vacina de vetor viral desenvolvida a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum encontrado em chimpanzés.

A Universidade de Oxford e a AstraZeneca também fizeram parceria com o Serum Institute of India (SII), com sede em Pune, para a fabricação de sua vacina. O CEO Adar Poonawalla disse em 23 de outubro que o SII está preparando um bilhão de doses de cinco vacinas diferentes contra o coronavírus, incluindo a Covishield da Universidade de Oxford.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carregando…

0

Scroll to Top