Vila Santa Margarida é o bairro mais contaminado da Covid-19, em Ferraz de Vasconcelos

A Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, é o bairro do município com o maior número de casos da Covid-19. A descoberta é o resultado de quase 37 mil testes do novo coronavírus aplicados pela Prefeitura entre agosto e outubro deste ano.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade, Ana Cristina Barbosa, de um modo geral, Vila Margarida e o Parque São Francisco são os locais com mais casos. “A explicação pode ser as feiras que ainda estão abertas, tem muita movimentação, e o contato é inevitável”, pontua.

Para alguns moradores da Vila São Margarida, a notícia não surpreende por causa do comportamento de muitas pessoas. O aposentado José Itaci resolveu vender máscaras de proteção facial logo no começo da pandemia. Segundo ele, com o passar do tempo, muita gente deixou de se cuidar.

Vila Santa Margarida é o bairro mais contaminado da Covid-19, em Ferraz de Vasconcelos

“Muitas pessoas se protegem e outras não. Então levando o caso em brincadeira. Se eu estou me protegendo, o outro não está nem aí”, pontua.

Hoje quem tiver sintomas da Covid-19 na cidade pode procurar uma unidade de saúde para fazer o teste.

“O próximo passo continua sendo o mesmo que a gente já estava fazendo: todas as unidades estão capacitadas a atender os pacientes com casos leves, e os moderados que podem ser atendidos na unidade. Os graves a gente encaminha para o hospital”, diz a coordenadora da vigilância.

Das 36.961 pessoas testadas na cidade, mais de 34 mil testaram negativo para a doença e 2.936 tiveram contato com o vírus. Destas, 1.722 já estão recuperadas e 1.214 ainda estão com a doença ativa.

O feirante Ewan Cardoso da Silva não fez o teste da Prefeitura de Ferraz, mas como teve sintomas foi buscar atendimento onde mora. Ele conta que acha os testes importantes, mas que nem para eles as pessoas estão dando atenção.

“Eu vi no hospital muita gente fazendo o teste, mas a maioria das pessoas não volta nem para pegar o resultado. Então não adianta. São os testes que os médicos fazem, mas a população realmente não está nem aí”, pontua.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da cidade explica que a população precisa fazer a parte dela.

“Nessa última semana diminuiu bastante, mas a gente sabe que a tendência é aumentar, porque no país inteiro está aumentando o número de casos. Que continuem com as recomendações desde o início”, ressalta Ana.

Quem tiver dúvidas sobre os casos do novo coronavírus em Ferraz de Vasconcelos pode ligar para o telefone da Vigilância Epidemiológica, no telefone 4674-3458.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carregando…

0

Scroll to Top