Desde sua chegada ao mercado brasileiro em 2022, a BYD, montadora chinesa de carros elétricos e híbridos, sempre expandiu seu portfólio.
Modelos como Tan, Han e Dolphin marcaram a estreia da marca no país.
Agora, pela primeira vez, a BYD aposenta um modelo de sua linha no Brasil. Trata-se do BYD D1, um carro com proposta voltada ao transporte por aplicativos, que deixa de ser comercializado tanto no Brasil quanto na China.
Concebido originalmente para ser uma solução de transporte por aplicativo, o BYD D1 tinha como principal mercado a China.
Com um design de minivan e foco na funcionalidade, o modelo foi projetado para motoristas de plataformas como 99 e Uber.
No entanto, o desempenho de vendas do BYD D1 sempre foi modesto.
No Brasil, o D1 teve 323 unidades vendidas em 2023, sendo que 300 dessas unidades foram adquiridas pela 99, empresa que utiliza o modelo para promover a eletrificação de sua frota. Em 2024, as vendas do modelo despencaram, com apenas 8 unidades emplacadas, todas no mês de abril.
Essa baixa demanda não se restringe ao Brasil. Na China, o BYD D1 também sofreu com vendas abaixo do esperado, levando à sua descontinuação também no mercado de origem.
Apesar de não ter conquistado grande popularidade, o BYD D1 apresentava características interessantes.
Seu motor elétrico entregava 136 cavalos de potência e 18,3 kgfm de torque. Alimentado por uma bateria de 53 kWh, o modelo oferecia uma autonomia de 258 km segundo o INMETRO, podendo chegar a 371 km em ciclos otimizados (NEDC).
Outro diferencial do D1 era o design funcional.
A porta traseira deslizante no lado esquerdo facilitava o acesso dos passageiros, enquanto a porta do lado do motorista seguia o padrão tradicional.
Essa combinação, somada à sua configuração de minivan, reforçava o apelo como veículo para transporte de passageiros.
Porém, o acabamento mais simples e o alto preço jogavam contra o modelo.
O BYD D1 custava R$ 269.990 no Brasil, valor considerado elevado para um carro com foco utilitário.
Seu interior trazia bancos claros, com exceção do assento do motorista, que era preto.
A central multimídia era idêntica à do Dolphin Mini, reforçando a proposta simplificada do veículo.
Vários fatores contribuíram para o fim do BYD D1. No Brasil, o modelo nunca teve apelo comercial para o público em geral.
Seu design, claramente utilitário, e o preço elevado afastaram potenciais compradores fora do segmento de motoristas de aplicativo.
Além disso, o mercado brasileiro de carros elétricos ainda está em crescimento, e modelos com visual mais atraente e versatilidade tendem a chamar mais atenção.
Na China, a BYD também enfrentou desafios similares.
Apesar de ser um país com grande adoção de veículos elétricos, o D1 não conseguiu se destacar em um mercado competitivo.
A empresa optou por descontinuar o modelo para focar em carros mais modernos e atrativos.
Mesmo com a saída de cena do BYD D1, a marca chinesa continua forte no mercado brasileiro.
Atualmente, seu portfólio inclui sete carros elétricos e cinco modelos híbridos, totalizando 12 veículos.
Entre eles, estão modelos como o BYD Dolphin, um hatch compacto que vem ganhando popularidade, e o BYD Tan, um SUV de luxo que combina sofisticação e sustentabilidade.
A BYD tem investido em ampliar sua presença no Brasil, com novas concessionárias e estratégias de marketing para conquistar o consumidor local.
A descontinuação do D1 deve ser vista mais como uma estratégia de reposicionamento do que como uma retirada do mercado.
Afinal, a marca continua trazendo inovações e reforçando seu compromisso com a transição para uma mobilidade elétrica.
O BYD D1 deixa o mercado brasileiro sem deixar sucessor, mas sua descontinuação reflete a evolução natural do portfólio da BYD.
Enquanto o modelo cumpriu seu papel como uma solução de transporte para aplicativos, sua proposta limitada e as vendas baixas justificaram a decisão da marca.
A BYD segue firme em sua missão de liderar a eletrificação no Brasil e no mundo, com novos lançamentos e inovações.
O futuro promete para a montadora chinesa, que continua ampliando sua oferta de veículos elétricos e conquistando espaço no mercado brasileiro.
E você, já andou em um BYD D1? O que achou do modelo? Compartilhe sua opinião nos comentários!
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