O governo federal anunciou uma nova plataforma digital que permitirá que trabalhadores e herdeiros acessem valores esquecidos do antigo Fundo PIS/Pasep.
Com cerca de R$ 26 bilhões disponíveis, essa iniciativa visa facilitar o resgate do dinheiro que pertencia a milhões de brasileiros antes da extinção do fundo em 2020.
Se você trabalhou com carteira assinada antes de 1988 ou é herdeiro de um beneficiário, pode ter direito ao saque. O governo estima que 10,5 milhões de pessoas possam resgatar esses valores.
Para consultar e sacar os valores, é necessário acessar a plataforma Repis Cidadão. Veja o passo a passo para fazer isso:
🔔 Importante: Além da nova plataforma, ainda é possível realizar a consulta por meio do Aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal.
O Fundo PIS/Pasep foi extinto em 2020 e seus valores foram incorporados ao FGTS. Em agosto de 2023, os valores esquecidos foram transferidos ao Tesouro Nacional para reforçar as contas públicas, conforme a Emenda Constitucional da Transição.
Entretanto, um atraso na criação da plataforma tecnológica impediu que os saques fossem realizados no último ano. Agora, com o Repis Cidadão finalizado, os pagamentos começam a ser liberados a partir do dia 28 de março.
Para efetuar o resgate, os seguintes documentos devem ser apresentados:
Além do documento de identificação, será necessário apresentar um dos seguintes documentos:
🔔 Atenção: O herdeiro precisa comprovar que tem direito ao valor para concluir o saque.
Os pagamentos serão processados pela Caixa Econômica Federal, responsável por liberar os valores diretamente na conta do beneficiário ou por meio de transferência bancária.
Golpistas podem tentar se aproveitar da situação para enganar beneficiários. Veja algumas dicas para se proteger:
Se você ou um parente trabalhou com carteira assinada antes de 1988, vale a pena conferir se há valores disponíveis para saque. Com a nova plataforma Repis Cidadão, o processo ficou mais simples e acessível.
Aproveite essa oportunidade e recupere seu dinheiro esquecido! 💰
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!